Tradicional com um toque de modernidade
- João Villa
- 22 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Em junho e julho o Brasil inteiro vive a tradição das populares festas juninas e julinas. Das confraternizações com a família e amigos até os grandes eventos, as festividades têm algumas características marcantes em comum: os trajes, as danças e a culinária. Existe uma grande variedade tanto de pratos doces quanto salgados servidos especificamente nesta época do ano.
Porém, apesar de toda a tradição envolta, é sempre possível inovar, e criar novas e diferentes maneiras de reinventar pratos juninos típicos, unindo o antigo ao moderno. O Agora JF conversou com o chef de cozinha Marcão de Paula, que deu mais dicas quanto à preparação do cardápio junino.
A primeira e principal característica é de que se tratam exclusivamente de pratos de inverno. Ou seja, a intenção, além de alimentar, é ajudar a amenizar o frio presente nestes dois meses no Brasil. Por isso, o chef recomenda: “nada de saladas, doces frios ou alguns queijos”.
Por que não pensar diferente na hora de montar a sua festa junina? Além dos pratos já servidos tradicionalmente, o chef também dá ideias de novos elementos a serem adicionados no cardápio. “Eu focaria nos produtos mineiros. Acrescentar porções como mandioca, linguiça, o lambari, que também é muito utilizado na culinária mineira, são boas ideias”, destaca Marcão. “Faria alguns ragus, que são as carnes cozidas no próprio molho, serviria alguns cremes, como de abóbora.” No caso específico dos cremes, Marcão dá outros conselhos. “É interessante também fazer crispies de couve e bacon e acrescentar nos cremes, principalmente de abóbora. Outra sugestão é o creme de batata com queijo canastra.”
Também existe espaço para inovar pratos tradicionais. Dentre os pratos salgados, a canjiquinha com costelinha de porco é uma das mais usadas. A dica do chef é trabalhar mais a carne do prato: “as costelinhas podem ser caramelizadas no forno usando mel da fazenda, e depois disso acrescentadas na canjiquinha”.

Receita:
Canjiquinha com costelinha (por Marcão de Paula):
Modo de preparo:
Deixe a canjiquinha de molho por oito horas;
Limpe e tempere as costelinhas com alho, sal e pimenta;
Refogue as costelinhas em uma panela em fogo alto até dourar;
Junte a canjiquinha com a costelinha e refogue mais um pouco;
Junte água e deixe cozinhar até ficar macio;
Temperar a gosto e decorar com cebolinha picada.
Comentários