UFJF inaugura o novo Centro de Ciências
- Adriele Clavilho
- 4 de jul. de 2017
- 1 min de leitura
O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu uma grande solenidade para comemoração de sua inauguração. A cerimônia que ocorreu na última segunda (3) reuniu autoridades que destacaram a importância da abertura do espaço e todo o trabalho realizado desde as gestões anteriores para que o projeto fosse concluído.
O complexo, que antigamente era localizado em um prédio adjacente ao Colégio de Aplicação João XXIII, hoje compreende mais de três mil metros quadrados em quatro andares e vai oferecer visitas espontâneas guiadas ao longo de todo o mês de julho e agendadas a partir de agosto.
O diretor do centro, Eloi Teixeira, destacou que “a abertura desse novo prédio do centro de ciências é um ato incrível frente ao grave cenário pelo qual passa nosso país. No momento em que vários museus e centros de ciências vêm sendo fechados, a UFJF tem a coragem de oferecer ao nosso povo um dos maiores e mais completos centros de popularização da ciência do brasil. Nossas ações e atividades certamente serão multiplicadas, bem como nossas responsabilidades, pois se nos últimos 10 anos tivemos cerca de 120 mil visitantes, não há dúvidas de que esse número será superado nos próximos anos, confirmando assim a vocação do centro de ciências como um dos maiores agentes de nossa universidade.”
Além da tabela periódica interativa e do museu de malacologia, que ficam na área voltada para a biologia, o prédio também abriga o espaço da arqueoastronomia, onde fica o museu de arqueologia e etnologia americana, o da energia nuclear, além de um planetário no observatório eletrônico, laboratórios e os telescópios.
Comments