“Nós somos um apêndice da transparência”
- Gustavo Fonseca
- 22 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Prevista desde 2014, a TV Câmara de Juiz de Fora efetivou sua transmissão em canal aberto em maio deste ano, sob a coordenação de Ricardo Miranda: “sua função é levar à população o que acontece na Câmara municipal”.

Com a proposta de funcionar como um canal aberto entre a população e Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora, a TV JF Câmara opera há pouco menos de dois meses, mas “já faz parte do cotidiano dos cidadãos da cidade, conectados às plataformas digitais ou no aparelho de televisão convencional, no dial 35. 1”, de acordo com Ricardo Miranda, diretor de jornalismo da Câmara Municipal de Juiz de Fora.
O projeto é tornar a TV JF Câmara uma operadora pública de televisão para a cidade, exibindo produções de conteúdo local, realizados também através da Lei Murilo Mendes, matérias jornalísticas que abordem o trabalho dos legisladores municipais, bem como reportagens e notícias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Câmaras dos Deputados e no Senado.
Para Ricardo Miranda, a médio prazo, a intenção é firmar a parceria com uma produtora, para que a TV JF Câmara possa vincular integralmente sua programação, e viabilizar a efetivação de jornalistas concursados, ampliando a equipe. “Não sabemos como será a composição política futura, a contratação de profissionais garante a isenção e desta forma consolida a TV”, avalia o diretor.
Confira a chamada para a TV JF Câmara:
Antônio Aguiar (PMDB), vereador e médico, classifica como imensurável a importância do trabalho exercido pela TV Câmara em Juiz de Fora. O legislador acredita que “é dever da Câmara e do poder público estar lado a lado com a população, ouvindo suas demandas”, e que “promover essa aproximação através da divulgação do que é realizado pelos vereadores reforça um momento de maturidade política que a cidade vivencia”.
“Trabalhando a favor da população”
Atualmente, a TV JF Câmara conta com uma equipe de 20 profissionais, incluindo jornalistas, técnicos e estagiários. Para fazer parte da Associação Brasileira de Televisão e Rádio Legislativa (Astral) a Câmara Municipal paga uma anuidade de R$ 4.500. Ainda segundo Ricardo Miranda, “quanto maior o número de funcionários dispostos a trabalhar para a população, dentro da realidade orçamentária do legislativo municipal, melhor para a funcionalidade do projeto”.
Otávio Augusto é jornalista e faz parte da equipe da TV JF Câmara. O jovem profissional afirma ser “privilegiado” por integrar o projeto. “Acabo me sentindo um fiscal, buscando sempre mostrar o que cada vereador está fazendo. É importante poder levar ao cidadão que o voto dele foi útil e que o candidato hoje está trabalhando em prol da sociedade”, destaca.

Comments