A importância de se dedicar aos exercícios físicos no inverno
- Yann Barbosa
- 20 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

A estudante Mariana Monteiro, sempre foi muito ligada a exercícios físicos, especialmente a caminhada e natação. Mas por conta dessa época, ela tem dificuldades em manter essas atividades. A solução encontrada por ela, foi se dedicar integralmente ao Crossfit. "Tem um mês que comecei e estou gostando bastante dos resultados que estou obtendo. Não pretendo sair, mas estou sentindo falta dos exercícios que eu fazia antes".
A personal trainer, Isabela Coelho afirma que qualquer exercício físico é recomendado desde que haja liberação médica e seja prescrito por um profissional de Educação Física, de acordo com os objetivos e com o nível de treinamento do aluno. "Mesmo em temperaturas de frio extremo (o que não é o caso do Brasil), adaptações fisiológicas ocorrem após o período de aclimatação promovendo o ganho do desempenho no exercício nessas temperaturas. O indivíduo deve estar atento à vestimenta utilizada a fim de causar o isolamento ideal, especialmente em exercício outdoors".
Além dos exercícios físicos, a estudante procura se alimentar de forma equilibrada todos os dias. "Eu costumo comer muita fruta e tomar bastante líquido, cortando aqueles alimentos pesados. É difícil resistir, mas eu tento sempre pensando no que isso pode afetar a minha vida".
Muita gente não sabe, mas uma das vantagens do frio é que o alto grau de metabolismo que o corpo obtém ajuda a manter a temperatura ideal. Por conta disso, manter a prática nessa época é essencial. "Mesmo ocorrendo uma grande evasão, especialmente nas academias, o importante é que você mantém as adaptações ao exercício que são reversíveis, por exemplo, sua capacidade cardiovascular é diminuída com o destreino, e a liberação de endorfina que leva a melhora do humor.
Segundo a personal, se a pessoa parar de treinar, ela perde melhorias que normalmente são adquiridas. Além da melhora do humor, a hipertrofia e o controle de sono, também são abandonadas durante o processo. "Os resultados vão depender da constância e progressão de estímulos em qualquer modalidade e não da estação do ano".
O inverno começa nesta quarta-feira (21) e com a chegada da estação mais fria do ano, muitas pessoas abandonam as atividades físicas em academias e até alguns esportes, como por exemplo, a natação. Se no verão as pessoas buscam ficar em forma para aproveitar o sol, as férias e as confraternizações de fim de ano, nessa estação o frio e a preguiça acabam falando mais alto e se adaptar a uma vida saudável se torna um desafio ainda maior.
Comentarios