top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

Saiba como funciona a coleta seletiva em Juiz de Fora

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 7 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualmente a coleta seletiva atende a 71 bairros da cidade - 41 na Zona Norte e 30 na Zona Sul e no Centro, além de 37 condomínios fechados. A fiscal da Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Rosilene Lopes, conta que os caminhões percorrem as rotas e apenas fazem a coleta do lixo. “Esse material é levado para a associação de catadores, que é a Ascajuf, e eles é que ficam responsáveis por fazer a triagem.”


Depois de feita a triagem, a própria associação é responsável pela venda dos materiais. “A renda é toda destinada ao sustento deles. E, na verdade, eles vendem para terceiros, que vão direcionar para uma indústria que realmente vai fazer a reciclagem desses produtos”, explica Rosilene.

De 420 toneladas de lixo que são recolhidas por dia na cidade, em média, apenas três toneladas correspondem a coleta seletiva - 72 toneladas por mês e 864 toneladas por ano. Em 2016, desse montante, a quantidade de resíduos da coleta seletiva passados pela triagem foi de 379,1 toneladas. No primeiro trimestre de 2017, a Ascajuf fez a triagem de 101,8 toneladas de lixo da coleta seletiva.





O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Otavio Branco, explica que a coleta seletiva pode ser feita em casa mesmo. “Se existem resíduos reaproveitáveis, ou seja, que têm valor econômico, temos que ter um jeito de separá-los. Até os resíduos orgânicos também podem virar material para você fazer compostagem.”



Otavio reforça que, realizando a coleta seletiva, a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários acaba sendo menor. Dessa forma, “você aumenta a vida útil de um aterro, porque está tirando volume que iria para lá, e agora vai para outro destino. Além disso, você gera emprego e renda para quem trabalha com esse material de reciclagem. Então é sempre um procedimento recomendável”.


Para Rosilene, o fato de Juiz de Fora ser uma cidade grande, com muitas indústrias e comércios, influencia na produção de lixo, pois “assim, aumenta o volume, e também melhora a qualidade do material. Quanto maior a sobra, o material reciclável que você retirar vai ser de qualidade melhor do que o que você tira numa cidade menor, com menos desenvolvimento”.


Se quiser saber mais informações sobre as rotas da Coleta Seletiva no seu bairro, acesse o site do Demlurb.


Comentarios


RECENT POST
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

bottom of page