Os nerds e os geeks vieram para ficar
- Adriele Clavilho
- 23 de mai. de 2017
- 3 min de leitura

Eles deixaram de ser motivo de piada: os geeks e os nerds são um público importante e têm cada vez mais influenciado a sociedade onde vivemos. Mas você pode estar se perguntando, afinal de contas o que é um geek? Não é mesma coisa que nerd? Não são aqueles jovens antissociais que passam o dia todo na internet, jogando videogame e usando camiseta estranha?
A resposta é sim, e não. Deixa eu explicar: é verdade que eles gostam de jogar videogames e gostam de comprar camisetas que para alguns pareçam estranhas, cheias de referências incompreensíveis, e claro, a internet é a melhor amiga, mas eles não vivem só disso e não, eles não são todos antissociais, e por incrível que pareça, há sim uma pequena diferença entre ser um geek e ser um nerd. Enquanto os primeiros são verdadeiros entusiastas, que se interessam por todas as novidades relacionadas a esse mercado, principalmente quando o assunto é computador, os nerds, por outro lado, são mais intelectuais e preferem adquirir um conhecimento aprofundado em um tema ou área específica. Mas variações à parte, esses dois públicos vêm ganhando atenção e relevância.
E é graças a essas pessoas que existe o Dia do Orgulho Nerd, festejado em 25 de maio em homenagem à data de estreia do primeiro filme da franquia "Star Wars", considerado um grande marco para essa cultura. O Dia da Toalha também divide esse espaço no calendário, pois é uma homenagem dos fãs da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" ao seu autor, o escritor Douglas Adams.
Para comemorar essa data e reunir os amantes nerds/geeks, foi realizado no último sábado (20), em Juiz de Fora, a terceira edição do ColexCon. O evento reuniu quadrinistas, mangás, ilustradores, desenhistas, artistas plásticos, grafiteiros, além de colecionadores, com exposições, batalhas e muito bate-papo.
Estimulando a cultura
De acordo com o organizador da convenção, Igor Sell, o evento é uma forma de estimular essa cultura em Juiz de Fora e de dar espaço de expressão às pessoas. "Hoje a gente está vendo uma revolução muito grande no modo como as pessoas se informam, na disseminação da informação, e propiciar isso num espaço como esse, um evento onde cada artista faz um desenho, cada colecionador faz uma montagem e já joga nas redes sociais, já compartilha com pessoas que estão do outro lado da cidade e do país, é uma interação que deixa a gente muito feliz.”
Além de uma troca entre leigos e geeks, para Igor, o ColexCon é uma oportunidade de troca de experiências entre os geeks/nerds e os colecionadores também, uma harmonia que existe porque “muitos dos desenhos são colecionáveis, são tirados dos quadrinhos, de mangás, revistas que são artigos colecionáveis, então um é suprimento do outro, de certa forma”, conta o organizador.
Talento na palma da mão
Dentre os participantes da feira estava a desenhista Paula Januzzi. Formada em Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ela já trabalhava com ilustração há mais de três anos quando viu a oportunidade de expor seus desenhos no evento e não hesitou em se envolver e mostrar seus trabalhos.
Para a ilustradora, essa é uma oportunidade única para artistas como ela, e o contato direto com o público faz com que seja enriquecedor. “As pessoas conseguem conhecer melhor o trabalho de um ilustrador, a dedicação e o tempo que gastamos. É bacana também, porque o pessoal consegue ter um contato direto com a nossa produção e com os artistas. Assim conseguimos bater bastante papo.”
Paula aponta que em Juiz de Fora são necessários mais eventos como esse, pois na cidade “os artistas locais não têm muita visibilidade e também não há um espaço bacana para expor, para mostrar os seus desenhos. Esse evento é muito importante para que as pessoa conheçam nossa produção e que comprem e divulguem”, afirma a desenhista.
E se você prestou atenção em todas as informações não há melhor maneira de testar seus conhecimentos do que com um nerd trivia! Responda as perguntas baseadas na matéria e veja se você está mesmo por dentro do assunto.
Comments